« Voltar
Decoração, Estilo de Vida

Aconchego

Você sabe o que significa ser hygge?

A palavra dinamarquesa hygge – pronuncia-se “rúgue” – reúne em si um conjunto de significados intraduzíveis para o português. Assim como a palavra “saudade”, que não encontra tradução equivalente nas línguas estrangeiras, hygge não pode ser traduzida com exatidão para a nossa língua materna. Não estaríamos errados, no entanto, se disséssemos que a tradução aproximada passa pelas palavras “aconchego”, “bem-estar”, “boa vida”.

A Dinamarca é um dos países mais felizes do mundo. O país possui índices sociais e econômicos elevadíssimos, um bom sistema de educação e de saúde e registros muito baixos de violência. Apesar do frio, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é ótimo. De fato, os dinamarqueses vivem mais felizes. Mas qual o segredo?
Hygge é o núcleo dessa felicidade. Por gerações, os dinamarqueses concentram-se em construir vidas extremamente confortáveis e felizes. A cultura do país é centrada em valores que buscam o bem-estar e harmonia. E isso vale para todas as esferas da vida: amorosa, profissional e pessoal.
Mas qual é o primeiro passo para sermos mais felizes? A receita dinamarquesa é simples. Comece por sua casa. Isso mesmo. Olha nós aqui outra vez falando do bem-estar em nossos lares. Parece óbvio, mas ter uma casa aconchegante é a base para a felicidade.
E que tal cinco dicas bem hygges para decorar o seu lar doce lar?
Vamos lá:
1 – Em sua sala de estar, procure escolher móveis amplos e bem confortáveis. Mais do que acolher bem as suas visitas, esses móveis precisam ser acolhedores para você e sua família. Busque sofás grandes e reclináveis, com mantas bem aconchegantes e finalize a decoração com almofadas bem fofinhas.
2 – Dê preferência para cores mais claras e deixe o colorida para tons de uma mesma paleta de cores. Nós tendemos a ficar mais calmos em ambientes bem iluminados e com cores claras. Além disso, objetos com cores que combinam entre si criam uma sensação de bem-estar e relaxamento.
3 – Nos quartos, opte por camas grandes. Abuse das colchas, das almofadas e dos travesseiros. Decoração em crochê também ajuda a intensificar a sensação de aconchego e de acolhimento. O quarto precisa ser um ambiente iluminado e clarinho. Convidativo para longos cochilos durante a tarde e noites agradáveis de sono.

4 – Iluminação amarela indireta. Abuse dos abajures. A iluminação quente ajuda a manter o clima íntimo e pessoal. Além disso, uma iluminação indireta nos acalma e nos ajuda a relaxar. Abajures e luminárias são itens fundamentais para quem quer ter salas e quartos bastante acolhedores. Velas aromáticas e castiçais também são excelentes peças hygge.
5 – Banheiros bem decorados, com toalhas fofinhas e móveis que facilitem a organização dos itens. Se sobrar espaço, escolha quadrinhos com ilustrações bonitas. Atente-se também à combinação entre as cores. Escolha tons mais clarinhos e que combinem entre si. A iluminação no banheiro também pode ser indireta, o que trará um ambiente ainda mais aconchegante para seus banhos.
 

« Voltar

Newsletter